Apagão atinge os nove estados do Nordeste

São Luis - Um apagão afetou os nove estados do Nordeste do país, e parte da região Norte, desde o final da noite de quinta-feira 25/10 e início da madrugada desta sexta 26/10. O blecaute foi confirmado pelas concessionárias de energia elétrica do Maranhão, Ceará, Paraíba e Bahia, mas há relatos de falta de energia também no Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Piauí. Além disso, parte do Pará, Tocantins e do Distrito Federal também enfrentaram a falta de luz.

Segundo informações da assessoria de comunicação da Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) o blecaute ocorreu em todo o Estado do Maranhão. Falha no Sistema Interligado Nacional de responsabilidade do ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico - foi a causa da falta de energia elétrica parcial nas regiões Norte e Sul e totalmente nos estados do Nordeste do Brasil. 

As informações foram passadas pelo executivo de imprensa da CEMAR, Luiz Carlos Cardoso. Na capital, São Luís, a luz foi restabelecida por volta de 1h40 (horário local). O Operador Nacional de Sistema Elétrico (ONS) confirmou a falta de energia na região Nordeste do país a partir das 0h14 (horário de Brasília).

Equipes estão trabalhando para restabelecer a energia elétrica em todos os estados afetados. A assessoria de imprensa do ONS informou que, à 1h20 desta madrugada, algumas linhas já haviam sido recompostas e que a energia elétrica já havia voltado em várias localidades. O ONS não sabe precisar a extensão do problema.

É a segunda vez nos últimos 35 dias que ocorre um apagão na região Nordeste. Em 22 de setembro, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão responsável por administrar o Sistema Interligado Nacional, um problema nas interligações Sudeste/Norte e Sudeste/Nordeste, atingiu o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do país.

Por Antonio Marcos

Com informações do executivo de imprensa da CEMAR, Luiz Carlos Cardoso.