Novo matadouro público de Açailândia já está quase pronto para inauguração


Matadouro público de Açailândia
Açailandia - O município de Açailândia está localizado na região da Pré-Amazônia, Estado do Maranhão, no entroncamento das BRs 010 (Belém-Brasília) com a BR 222, limitando-se ao Norte com o município de Itinga do Maranhão, ao Sul com o município de São Francisco do Brejão, ao Leste com o município de Bom Jesus das Selvas e a Oeste com o município de Cidelândia, na região de forte vocação pecuária de produção de gado de corte e de leite, atendida pela Agência de Desenvolvimento do Nordeste ADENE e Agência de Desenvolvimento da Amazônia ADA, e ainda é cortada pela estrada de ferro Carajás.

Vista panorâmica
A população de Açailândia é de aproximadamente 100.017 habitantes, conforme publicação do IBGE em julho de 2008 e, deste total 78% residem na Zona Urbana e 22% na Zona Rural. Sua extensão territorial é de 5.806Km².O município de Açailândia, como os demais municípios da região, passou pelos diversos ciclos que marcaram o desenvolvimento regional, como o ciclo do arroz, o ciclo do ouro (Serra Pelada), o ciclo da madeira e, finalmente o ciclo da pecuária, tornando-se o município possuidor do maior rebanho bovino de corte do Estado do Maranhão, não só em número de cabeças, mas também na qualidade do seu rebanho da raça nelore. Os demais ciclos passaram mas o ciclo da pecuária permanece, cresce, desenvolve e se aperfeiçoa a cada dia.

As principais atividades econômicas do município atualmente são: a pecuária de corte em grandes fazendas, a pecuária leiteira, exercida, principalmente por pequenos e médios criadores, um polo industrial de beneficiamento de ferro gusa além de um polo de distribuição petrolífera. Lamentavelmente o matadouro público municipal de Açailândia se encontra totalmente obsoleto, em péssimas condições de funcionamento e totalmente fora de lugar, pois está localizado no perímetro urbano, em área residencial, oferecendo riscos físicos e sanitários para as pessoas que residem nas circunvizinhanças, sem contar com o odor desagradável que infecta o ambiente. Mesmo neste ambiente impróprio, são abatidos diariamente cerca de 75 reses bovinas e 30 animais entre suínos e caprinos. Portanto, tínhamos a necessidade urgente da construção de um matadouro municipal em área afastada da cidade e que ofereça segurança a quem trabalha na atividade da matança de animais para abastecimento do consumo interno.

Com a construção do matadouro que ofereça condições necessárias para atendimento da demanda de abatimento de animais, os governos federal e municipal estão  proporcionando melhores condições de segurança alimentar e nutricional a toda a população do município de Açailândia.

Para tanto foi assinado um convenio com o governo federal na ordem de R$ 1.041.667,00 para a construção do prédio do novo matadouro e Outro convênio assinado com o Governo Federal através do Ministério da Agricultura, também com financiamento da Caixa, na ordem de três milhões, para a aquisição de equipamento de produção em larga escala do novo matadouro público municipal que está sendo construído pela Prefeitura e está em fase de conclusão quase pronto para ser inaugurado.

Da assessoria