"Se bater, pode tornar o adversário uma vítima e perder a eleição", diz Mendonça!
Duda Mendonça (publicitário) |
São Luis - Um
dos maiores publicitários de campanhas eleitorais no país, Duda Mendonça, ensina aos seus clientes que a tática de bater pode
levar à derrota. Foi uma das exigências aqui em São Luís, quando fez a campanha
do “Agora Vai”, do prefeito eleito
de São Luís, João Castelo, em 2008.
Mendonça sempre foi favorável ao tipo de campanha
propositiva. Se bater, pode tornar o adversário uma vítima e perder a eleição. No primeiro turno das eleições na capital maranhense, a
coligação do candidato Washington Oliveira
usou chicotes. Começou batendo em João Castelo e estendeu suas chibatas ao
adversário Edivaldo Holanda Júnior (PTC).
Achava que assim derrubaria o candidato do PTC e chegaria
ao segundo turno enfrentando João Castelo. Foi um erro de estratégia política.
Fez a campanha mais suja da história eleitoral de São Luís.
Contratou uma empresa de fora do Maranhão e elegeu o
péssimo caráter, secretário da SECOM estadual, Sérgio Macedo, para comandar a campanha da baixaria.
Os ataques nas campanhas do horário eleitoral foram da
canela abaixo. O eleitor não aprovou e levou Júnior para o primeiro colocado na
etapa inicial da votação. E mais: carregou WO para a quarta posição. Deu tudo
errado.
Os coordenadores da campanha de João Castelo contrataram a
equipe que opera o lado negativo dos adversários que trabalham no primeiro
turno para WO. Uma aposta nada bem sucedida.
Mas Castelo insiste em operar com a mesma turma,
tentando desqualificar Holanda Júnior pela falta de experiência
administrativa. Como se só aos mais antigos é dado o direito de
administrar. E, pelos resultados das pesquisas após o primeiro turno, não
obteve sucesso.