Prefeitura de Imperatriz é condenada a lotar profissionais médicos no CAPS III

A decisão é resultado de Ação Civil Pública ajuizada pelas promotoras Alline Matos Pires e Emmanuella Souza!
 
Imperatriz - A Prefeitura municipal de Imperatriz a 617 km de São Luís, tem 48 horas para lotar 14 profissionais, entre eles um psiquiatra, no Centro de Atenção Psicossocial - CAPS III do município para viabilizar o funcionamento adequado do órgão. 

A decisão, datada de 26 de junho, é resultado de Ação Civil Pública ajuizada pelas promotoras Alline Matos Pires (Direitos do Idoso, Pessoas com Deficiência) e Emmanuella Souza de Barros Bello Peixoto (Saúde), em 21 de junho.

O CAPS III é o serviço de referência para o acolhimento da crise dos pacientes em sofrimento psíquico. O artigo 4º da referida portaria define os CAPSIII como “serviços de atenção psicossocial com capacidade operacional para atendimento em municípios com população acima de 200 mil habitantes”. A portaria também determina que funcionamento dos CAPSIII deve ser contínuo, durante 24 horas, incluindo feriados e finais de semana.

Ausência Absoluta de Psiquiatras - A ação que motivou a decisão judicial é fundamentada nas constatações do Procedimento Administrativo nº 004/2010, instaurado pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA), com o objetivo de reestruturar a rede de saúde mental de Imperatriz.

Para adequar o atendimento psicossocial no município, o Núcleo de Atenção Integrada à Saúde de Imperatriz (NAISI) foi fechado no início do ano e transformado no CAPS III, passando a contar com Residência Terapêutica, nos moldes da Portaria 336/2002, do Ministério da Saúde, de 19 de fevereiro de 2002, que instituiu a Reforma Psiquiátrica de 2002.

As representantes do MPMA destacam que, apesar das determinações da legislação, no município, os pacientes psiquiátricos em crise estão atendidos de forma precária e indevida pelo Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), sem diálogo padronizado com o CAPS III em virtude de ausência absoluta de psiquiatras e outros profissionais de saúde necessários ao funcionamento do serviço.

O MPMA constatou que os pacientes psiquiátricos em crise são levados pela família ou pelo SAMU até o HMI, onde o atendimento é realizado por um clínico geral, não especializado em saúde mental ou psiquiatria. Os pacientes recebem medicação psicotrópica, sem considerar o histórico terapêutico do paciente. Pouco tempo depois da medicação, o paciente é liberado, na maioria das vezes, ainda dopado para sua residência ou para o CAPS III.

Após ser conduzido para o CAPS III, até que passem os efeitos da medicação, os pacientes não recebem nenhuma supervisão e acompanhamento de qualquer profissional médico para seu ingresso. Em seguida, o paciente será liberado, sem alta médica ou inclusão no serviço.

Na ação, as promotoras solicitaram a lotação no CAPS III de um psiquiatra, cinco profissionais de nível superior nas áreas de Psicologia, Assistência Social, Enfermagem, Terapia Ocupacional e Pedagogia e oito profissionais de nível médio, entre eles, técnico e/ou auxiliar de enfermagem, técnico administrativo, técnico educacional e artesão.

No decorrer do Procedimento Administrativo nº 004/2010, o Ministério Público do Maranhão (MPMA) verificou que, mesmo com os recursos financeiros fornecidos pelo Ministério da Saúde, o CAPS III de Imperatriz funciona em péssimas condições, sem psiquiatras para atender os pacientes da unidade. Apesar de a Prefeitura de Imperatriz admitir, em várias reuniões com o MPMA, a deficiência da rede psicossocial do município, com enfoque para o CAPS III, nenhuma medida efetiva foi tomada.

“Os direitos dos portadores de transtorno mental continuam sendo violados recorrentemente pelo Município de Imperatriz, fato que evidencia a necessidade do funcionamento efetivo do CAPS III, com a realização de todas as atividades regulamentadas, com estrutura completa de recursos humanos e físicos, da forma prevista na Portaria GM n. 336/2002”, asseveram as promotoras.

A decisão foi proferida pelo juiz da 2ª Vara da Família da Comarca de Imperatriz, Adolfo Pires da Fonseca Neto.