O verdadeiro papel do radialista!

Açailandia - Sou radialista na cidade de Açailandia-MA. Apesar da proximidade de grandes centros, São Luis, capital do nosso estado e imperatriz a tão somente 70km, a cidade mantém aquele jeito de cidade pequena, aquela gente pacata e tranqüila que sabe de tudo, mas não diz nada a ninguém.

Sou responsável pela área de jornalismo policial da Rádio Clube FM 98,1MHz.  

A emissora possui dois programas específicos voltados à informação, o B. O. 98 (seu boletim de ocorrencias diário), um programa policial que vai ao ar diariamente a partir das 07:30min. e o Rádio Cidadão, programa diário apresentado pelo o Radialista Wilton Lima e que também conta com nossa participação. Além disso tenho um blog, amarcosnoticias.tk que é atualizado diariamente, as vezes faço reportagens ao vivo de todos os pontos da cidade levando os acontecimentos importantes a toda a população em tempo real.

Destaque - O fato que merece destaque meio a tudo isso é a perseguição que sofrem os membros da imprensa, por parte do poder público quando falamos sobre coisas que os mesmos não querem que sejam  divulgadas. 

A retaliação é tão forte que o meu diretor e comunicador Wilton Lima está sendo processado por um dos secretários do prefeito, através de seu procurador jurídico, por que para o Sr. Ildemar Gonçalves, chefe do executivo, somos uma rádio de oposição. Se não jogamos confete e nem nos calamos diante das ações errantes do “chefe” que se assenta atualmente no Paço Municipal, viramos oposição.

Imprensa Marron - Existe outra emissora de rádio que só elogia, aplaude e por conta disso recebem alguns mimos do gestor, o que não temos nada contra, todos nós somos livres para escolher aquilo que achamos que é o melhor. Eu particularmente irei manter minha postura e continuar acreditando que o verdadeiro papel da imprensa não é denegrir ou manchar a imagem de quem quer que seja, mas falar a verdade sempre em defesa do menos favorecido. 

Ninguém quer saber de “bajuladores”, o cidadão precisa de um canal de comunicação livre, que lhe permita reclamar, cobrar soluções, ser ouvido pelo poder público, e o caminho mais curto é a imprensa. 

Nada faz mais efeito do que notícia dada com responsabilidade, especialmente a notícia dada pelo rádio.

Independente de "coloração" partidária é necessária e fundamental uma tomada de posição por parte de todos os órgãos sérios de imprensa em todas as instâncias, federal, estadual ou municipal.

A liberdade é nosso maior patrimônio e quando ela passa a ser ameaçada, é sinal que nosso trabalho está surtindo efeito e sendo feito com excelencia.

Aos “mui amigos da imprensa” – Sou consciente de que quando opitamos por exercer uma profissão, temos que estar resolvidos e preparados para eventuais levantes e ataques, principalmente daqueles que ficam incomodados com nosso crescimento. Logo 1995 quando comecei no Rádio, aprendi que não devemos revidar aos ataques e agressões, até porque quando você alimenta o sentimento de vingança, você estar se igualando ao criminoso. 

Gostaria ainda de deixar bem claro que não tenho nada pessoal contra ninguem, principalmenteate nossos gestores e aqueles que não simpatizam conosco, pelo o contrario, o meu desejo é que todos tenham sucesso em suas respectivas carreiras.
 
Reflexão – “Quem tem méritos fala de seus méritos, quem não tem méritos fala de pessoas”

Por Antonio Marcos