Maranhão tem aumento de 370% nos casos de dengue

A Vigilância Sanitária do Maranhão voltou a registrar casos de dengue tipo I. Esta é uma das explicações para o aumento de 370% no número de casos da doença registrados em 2011 no Estado, na comparação com o mesmo período do ano passado. Até agora, foram confirmados 2.797 casos - em 2010 foram 595 casos - e a tendência é que haja aumento no volume de notificações até maio, quando termina o período chuvoso.

Segundo o coordenador do programa estadual de combate a dengue, José Batista da Silva, o início mais cedo das chuvas é uma das principais explicações para o crescimento do número de casos da doença. 

"Uma das razões que contribuiu para esse aumento reside no fato do início precoce do período chuvoso em 2011, enquanto que em 2010, o período chuvoso só teve início a partir do mês de abril", disse.

Na tentativa de conter o avanço da moléstia, o governo do Maranhão lançou um plano emergencial de combate a dengue.

Apenas na capital, uma força tarefa com 550 agentes de saúde, equipes do exército e do Corpo de Bombeiros, apoiados por 20 carros "fumacê" e outros dez veículos estão sendo empregados para combater a doença. 

A última epidemia no Maranhão foi registrada em 2007, quando foram contabilizados mais de 14.616 casos, sendo que 136 foram de dengue hemorrágica. Naquele ano foram 13 mortes.

Com informações do O Estado