A Coordenação Estadual da Frequência Escolar do Programa Bolsa Família deu início ao período de acompanhamento da frequência dos alunos.
A Coordenação Estadual da Frequência Escolar do Programa Bolsa Família deu início ao período de acompanhamento da frequência dos alunos, beneficiados pelo Programa, referente aos meses de fevereiro e março de 2011.
O fechamento do sistema para este período será dia 29 abril.
Nos primeiros dias de abertura do Sistema só fica disponível a função "imprimir formulário". O registro da frequência inicia a partir do segundo mês do acompanhamento.
Um dos maiores objetivos desse acompanhamento é buscar estudantes beneficiados pelo Bolsa Família que não são encontrados nas escolas.
E, para ampliar essa busca o "Sistema Presença", do Ministério da Educação, está disponibilizando duas novas funções: listagem com beneficiários que estão em situação regular na escola e com os alunos não localizados.
O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza.
O Programa que tem como objetivo assegurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional e contribuindo para a conquista da cidadania pela população mais vulnerável à fome.
O Bolsa Família atende crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. Todos os 217 municípios do Maranhão têm alunos beneficiados com o Programa.
O Programa possui três eixos principais: transferência de renda, condicionalidades e programas complementares.
A transferência de renda promove o alívio imediato da pobreza. As condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social.
Já os programas complementares objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.